segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Quarteto Fantástico


A história


Quatro adolescentes são conhecidos pela inteligência e pelas dificuldades de inserção social. Juntos, são enviados a uma missão perigosa em uma dimensão alternativa. Quando os planos falham, eles retornam à Terra com sérias alterações corporais. Munidos desses poderes especiais, eles se tornam o Senhor Fantástico (Miles Teller), a Mulher Invisível (Kate Mara), o Tocha Humana (Michael B. Jordan) e o Coisa (Jamie Bell). O grupo se une para proteger a humanidade do ataque do Doutor Destino (Toby Kebbell).



Um Desastre

O Filme é muito amarrado no inicio com muito lenga lenga para o inicio do filme e grande parte da história, se torna muito cansativo e chega a parecer que não estamos vendo um filme de heróis ou de ação.

Achei péssimo o Dr Destino do filme, nem de longe lembra a figura das HQs que é o regente de uma nação a Susan Storm tem fraquíssima atuação e o Reed Richards parece mais um colegial nerd ao estilo Peter Parker na sua ingenuidade e nem de longe um grande cientista. O Coisa se tirar do filme parece que não faz falta e o Tocha Humana parece perdido em saber qual é seu papel no filme.




Alterando no que não precisa

A historia de adoção da Susan Storm também acho desnecessária e tudo porquê queriam "inovar" colocando um ator negro no Quarteto esquecendo o restante todos da história da personagem, algo como fizeram ao transformar o Rei do Crime em um ator negro, nada contra atores negros, mas é que esquecem da origem do personagem, no caso do Rei do Crime a sua origem italiana e mafiosa, outro exemplo é o personagem Heimdall, um deus nórdico onde o povo nórdico tem como característica ter a pele bem branca e ainda por cima irmão da deusa Sif que é interpretada por uma atriz branca e no caso dos irmãos Storm algo desnecessário na minha opinião, É como por exemplo para um filme do Pantera Negra colocarem um ator branco... imaginem o rei de um país africando loiro?!?!?

Se quisessem inovar então que os dois fossem atores negros, ou ainda poderia ser o Reed Richards um ator negro, uma inovação que poderiam fazer também colocando atores negros seria um Tony Stark negro, acredito que ficaria legal, o Homem Aranha não mudaria nada em ser um ator negro, do lado da DC um Batman negro acredito também que ficaria legal ou mesmo o Capitão América já que poderia se encaixar perfeitamente no quesito de "cobaia" na época da segunda guerra onde negros eram "convidados" praticamente a força bem diferente do que ocorria com os brancos. E tem uma grande lista de heróis principais que poderiam ser trocados por atores brancos ou negros sem mudar a origem ou história do personagem, sem parecer algo "forçado" como na minha opinião acontece com o Tocha Humana do Quarteto.





Uma adaptação que ficou muito boa por exemplo foi a do Nick Fury, claro antes de sua versão cinematográfica nas HQs o personagem oriundo do Universo Ultimate já havia sido adaptado para um personagem negro.  

Me desculpem por esse desabafo, mas é que algumas "inovações" nos filmes ficam parecendo um tanto forçada, algo do tipo " Temos que ter um ator negro para não parecermos racistas!"

Adaptações são legais, mas desde que elas não interfiram tanto na origem do personagem e não pareçam forçadas.




E a origem? Para quê? 


Voltando ao filme, teletransporte? Sério teletransporte? Ferraram com a origem do Quarteto e por quê? Por quê????? Sinceramente o acidente com um veiculo espacial era bem melhor.

Pode piorar? Pode sim, o Quarteto, digo o Trio composto pelo Coisa, Tocha Humana e Mulher Invisível, são transformados em uma espécie de agentes do governo e os créditos pela criação dos uniformes feitos do moléculas instáveis, não fica com Reed Richards e sim com o próprio governo.


O destino de Destino


E mais uma vez a Fox acaba com o Dr Destino, é tão difícil fazer o personagem próximo ao das HQs? Não a Fox teima em fazer dele uma mescla de fusão com uma máquina cheio de poderes a lá Darth Vader. Ele acaba sendo só um adolescente inteligentíssimo, revoltado com a vida, que, como quem troca de roupa, se transforma em algo elevado que busca a destruição do planeta.






Por fim o Quarteto Fantástico se resume a um Sr Fantástico que de um grande cientista é transformado em um Nerd adolescente, O Coisa... numa coisa, quase um Dinossauro, apesar que talvez um dinossauro no lugar ficaria talvez um pouco menos pior, um Tocha Humana sem identidade, não se sabe se é rebelde ou não um verdadeiro deslocado no filme, tanto que se tirar ele não faz falta e a Mulher Invisível, quase Invisível muito patética e frágil bem diferente da grande mulher apresentada nas HQs e o Dr Destino... não dá nem para dizer que ele é o grande Vilão das HQs, fizeram dele uma versão D ou pior que só aparece como vilão no final. Falando no final... a "ação" só ocorre nos 15 minutos finais do filme e de um jeito muito forçado algo como "temos que colocar os heróis contra o vilão".



Sincera e infelizmente um dos piores filmes de heróis chega a dar vontade de desconsiderar que ele existe, os Quartetos anteriores foram bem melhores mesmo tendo um Dr Destino fajuto.

Fica a esperança que depois desse fiasco da Fox eles resolvam devolver sua franquia para a Marvel que sabe como fazer e adaptar filmes de heróis.

#fantasticfour
#quartetofantastico
#marvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário